sexta-feira, 5 de abril de 2013

O curso tem o objetivo de formar engenheiros com capacidade para a análise e o desenvolvimento de sistemas de controle da qualidade ambiental e seus componentes, por meio da aplicação de princípios científicos e de engenharia. O propósito principal do curso é assegurar a capacitação prática e teórica com alta qualidade, buscando nesse campo a formação de lideranças técnicas para as áreas industrial, governamental e de consultoria.
Duração: 5 anos


Bioprocessos e biotecnologia
Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente. Criar mecanismos para diminuir ou suprimir os impactos ambientais na produção industrial.

Controle de poluição
Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.

Planejamento e gestão ambiental
Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.

Recuperação de áreas
Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

Recursos hídricos
Racionalizar a exploração de rios e reservatórios, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.

Saneamento
Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar sistemas de drenagem para prevenir enchentes.