Dormir 8 horas todas as noites traz muitos benefícios ao corpo e à mente:
protege a saúde de seu coração, reduz o estresse, preserva sua memória
e melhora seu estado de humor. No mundo em que vivemos, onde “o tempo é
ouro” e as preocupações e obrigações não nos permitem descansar como corresponde, é cada vez mais difícil poder conciliar o sono. É por isso que as pessoas recorrem cada vez mais ao consumo de pílulas e remédios para dormir. O problema, no entanto, tem soluções naturais. Saiba aqui como dormir melhor sem tomar medicamentos.
Em primeiro lugar, adote hábitos saudáveis. Procure estabelecer um horário mais ou menos estável para acordar e outro para ir para a cama; use o quarto somente para dormir e ter relações sexuais; e certifique-se de que o ambiente esteja escuro, quieto e confortável quando for dormir. Fazer exercícios, tomar menos cafeína e passar momentos em lugares abertos também lhe ajudará a ter um sono mais tranquilo.
Técnicas de relaxamento são outros métodos para dormir melhor. Ioga, meditação, massagens e aromaterapia são algumas delas. Também há procedimentos fáceis que podem ser aprendidos no lar.
Uma boa opção para você fazer em casa é o relaxamento progressivo de músculos; a técnica consiste em tensionar lentamente e logo relaxar cada grupo muscular de seu corpo. Começando pelos dedos do pé, tensione seus músculos durante 5 segundos e depois relaxe-os por meio minuto. Mexa suas pernas e continue praticando esses movimentos até chegar aos músculos da face. Respire fundo enquanto fizer o exercício.
Recomenda-se também uma técnica de relaxamento conhecida como imaginação guiada. A mesma baseia-se na visualização de si mesmo num lugar pacífico, incluindo sons, aromas e texturas que você experimentaria se estivesse nesse ambiente. O exercício promete reduzir o estresse e, além disso, você pode adquirir um CD de imaginação guiada para facilitar seu relaxamento.